Uncategorized

Presidente do Conselho Diretivo da eSPap orador confirmado

Posted

César Pestana integra elenco de oradores

O Presidente do Conselho Diretivo da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública (eSPap), César Pestana, traz a PROJECT YOU 2019 uma intervenção sobre o grande desafio do ‘Projeto de centralização da compra de energia’. Leia mais abaixo sobre esse tema.

Para saber mais sobre César Pestana, consulte www.projectyou.pt/oradores/.

Libertar recursos nos organismos

“A Resolução do Conselho de Ministros n.º 78/2017, de 6 de junho, veio, entretanto, aprovar a centralização, na eSPap, da categoria de compra de energia, que compreende eletricidade, combustível rodoviário e gás natural para as entidades compradoras vinculadas do SNCP. Este foi um marco importante para o SNCP, quando a própria Comissão Europeia refere que as entidades públicas raramente efetuam compras em conjunto.
A despesa ao abrigo dos acordos quadro de Combustíveis Rodoviários (AQ-CR), de Gás Natural (AQ-GN) e Eletricidade (AQ-ENE) está planeada no Plano Nacional de Compras Públicas (PNCP) para todas as áreas de Governação, com uma estimativa de despesa de mais de 130 milhões de euros por ano.
O projeto de centralização obrigou a um novo modelo de gestão dos acordos quadro da categoria de energia, com mudanças de paradigma no modelo de organização e dos processos na relação com as entidades públicas e com as Unidades Ministeriais de Compras, na criação de uma equipa de compras especializada e na definição de novas estratégias de compras para a energia e na implementação de novos sistemas de informação.
Em termos operacionais, o impacto nos processos revelou-se reduzido e permitiu libertar recursos nos organismos onde estas tarefas eram realizadas anteriormente. A aplicação de um modelo de e-procurement global permitiu um maior controlo sobre o ciclo total da despesa.”