ORADORES

Jesus Martinez-Almela, IPMA

Agricultural and Biosystem Enginner, Certified IPMA Level A and DELTA, Intermational consultant and engineer with 35 year experience directing project and programs in more than 30 countries in 4 continents. Owner of 5 patents of invention, awardered in USA, Spain and Latin America. Principal of Bioagroprojects Biotech PPM. Currently IPMA President (2018-2020)

Ana Sofia Vaz, Agência Portuguesa do Ambiente

Ana Sofia Vaz é licenciada em Estatística e Investigação Operacional e Mestre em Probabilidade e Estatística. Possui uma pós-graduação em Economia e Gestão de Empresas de Serviços de Águas e um Executive Master in Management with a Specialization in Leadership Development. Presentemente é Doutoranda no Programa Doutoral em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável.
A sua carreira profissional centrou-se maioritariamente na área temática dos resíduos, tendo assumido atividades de coordenação no âmbito da definição, implementação e acompanhamento das políticas e estratégias nacionais para a gestão de fluxos específicos de resíduos, no licenciamento e monitorização e avaliação das entidades gestoras e entidades de registo dos fluxos específicos de resíduos, na promoção e regulamentação do mercado de resíduos. Atualmente, é assessora do Conselho Diretivo da Agência Portuguesa do Ambiente (APA, I.P.) na área da economia circular e da eco-inovação.

Susana Lucas, SEI by Susana

Susana Lucas detém duas licenciaturas e dois Doutoramentos, nas áreas da Engenharia Química e Engenharia Civil. No último doutoramento, desenvolveu um Modelo de Avaliação de Sustentabilidade em Instalações. Apresenta como áreas de especialidade a gestão sustentável de instalações, engenharia para a sustentabilidade, sustentabilidade do património e inovação. Está a iniciar estudo e investigação em edifícios saudáveis.
A sua carreira profissional durante mais de 12 anos foi na gestão de projetos de construção, tendo nos últimos 10 anos lecionado nas suas áreas de especialidade na ESTBarreiro/IPS, tanto na licenciatura como no mestrado.
Presidente da Direção da Free to Be – Associação Educar para a Sustentabilidade. Tem um site pessoal www.seibysusana.com, onde apresenta as áreas de seu interesse – Sustentabilidade, Engenharia e Inovação.

António Gameiro Marques, GNS / CNCS

O Contra-almirante António Gameiro Marques é licenciado em Ciências Militares Navais, Classe de Marinha, com especialização em Comunicações na Marinha e concluiu o Mestrado em Electrical and Computer Engineering, na Naval Postgraduate School em Monterey, na Califórnia, EUA.
Foi o conselheiro militar de Marinha do Embaixador de Portugal junto da Aliança Atlântica no Quartel-General da NATO em Bruxelas, e também o representante permanente de Portugal no NATO Consultation Command and Control Board.
Em 2008, foi promovido ao posto de Contra-Almirante. Entre 2009 e 2013 foi o Chief Information Officer (CIO) da Marinha.
De 2013 a 2016, exerceu funções de Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Defesa Nacional e foi o representante do Ministério da Defesa Nacional na Comissão Instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS).
Desde 2016, exerce o cargo de Diretor Geral do Gabinete Nacional de Segurança (GNS), sendo, por inerência, a Autoridade Nacional de Segurança (Gabinete Nacional de Segurança).
Tem também lecionado e sido orador sobre os temas da Gestão Estratégica, Governação das Tecnologias da Informação, Conhecimento Situacional Marítimo e Segurança da Informação no ciberespaço. Publicou diversos artigos sobre os mesmos temas.

João Virott da Costa, Bright Partners

É licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico, pós-graduado em Finanças pela Universidade Católica, em Alta Direcção pela AESE, em Corporate Governance pela NOVA SBE, em Blockchain e Digital Transformation pelo MIT.
É o fundador e o administrador da BRIGHT PARTNERS, com mais de vinte cinco anos de experiência em direcção-geral e administração de empresas, tendo sido fundador e administrador executivo de empresas de diversos sectores de actividade, com destaque para tecnologias de informação, telecomunicações, turismo e indústria.
É certificado em Gestão de Projetos pelo PMI (PMP) e em Gestão da Mudança pelo PROSCI.

César Pestana, eSPap

Presidente do Conselho Diretivo da Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, I.P. (eSPap, IP), desde abril de 2018.
Iniciou a sua carreira como Auditor Financeiro na Coopers & Lybrand, posteriormente foi Consultor de Gestão e Gestor de Projetos de Sistemas de Informação na PricewaterhouseCoopers e na Deloitte Consulting.
Entre 2000 e 2014, integrou os quadros do Grupo Portugal Telecom e durante os últimos nove anos foi administrador na PT Compras S.A. e na PT Centro Corporativo S.A..
Anteriormente, desempenhou funções na área de Planeamento Estratégico e Gestão de Projetos de Sistemas de Informação na PT Comunicações, S.A..
Entre 2014 e 2018 foi Vice-presidente do Conselho Diretivo da eSPap, IP.
Licenciado em Gestão (1993) e Mestre em Gestão e Estratégia Industrial (1996) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Lisboa (ISEG-UL).
É docente convidado na Porto Business School nas áreas de Gestão de Compras e Gestão de Projetos.

 

Jorge Dores, IP Engenharia

Advogado, com licenciatura em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, atualmente desempenha as funções de Assessor Legal junto do Conselho de Administração e da Direção Geral da IP Engenharia (empresa do Grupo Infraestruturas de Portugal), tendo sido anteriormente Diretor Jurídico do Grupo REFER – Rede Ferroviária Nacional.
Tem vindo a especializar-se no domínio do Direito Administrativo, com especial enfoque na área da Contratação Pública, aí exercendo há largos anos.
É autor de artigos técnicos sobre tal temática, tendo igualmente desenvolvido diversos documentos e procedimentos relacionados com a Contratação Pública, no âmbito da sua atividade profissional.
Participou em conferências sobre o Setor dos Transportes e da Mobilidade e é Colaborador do Jornal de Coimbra e do Jornal Económico.
É um entusiasta dos temas relacionados com a cidadania e com o setor público em geral, aí se incluindo o Setor Empresarial do Estado.

Carlos Oliveira, DDN

Licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico. MBA em Engenharia Industrial pelo ISCTE / INDEG. Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros. Especialista da Ordem dos Engenheiros em Direção e Gestão da Construção. IPMA Level B – Certified Senior Project Manager. Assessor IPMA APOGEP. Diretor -geral da DDN Gestão de Projetos, S.A.

Fernando Roseira, Mota-Engil

Licenciado em Engenharia Civil pela F.E.U.P há 42 anos.
Quadro do Grupo Mota-Engil e Board Advisor – CEO Europa & África.
Foi responsável de Produção, Planeamento, Técnico Comercial e Grandes Projetos (>200 M€) em contratos de construção, manutenção, exploração e operação de Infraestruturas Urbanas, Hidráulicas e Vias de Comunicação em Portugal, Angola, Gabão, Argélia, Irlanda, Brasil e México.
Atualmente, trabalha no desenvolvimento e implementação de programas corporativos de Gestão do Risco, Planeamento Colaborativo e Gestão do Conhecimento.

Luís Marcos, Thales Portugal

Diretor de Projetos na Thales Portugal, IPMA Level B, PMP, MBA, tem 18 anos de experiência em projetos e é responsável desde 2018 pelo portfólio de projetos internacionais em telecomunicações ferroviárias.

 

António Andrade Dias, IPMA, CEGOC

Coordenador da área de gestão de projetos da CEGOC (Grupo Cegos-Fr). Vice-Presidente da International Project Management Association. É certificado pela IPMA e é IPMA Delta First Assessor. Sócio Fundador da Associação Portuguesa de Gestão de Projetos e Presidente da Direcção entre 2009 e 2017. Tem desenvolvido a sua atividade como docente em universidades portuguesas, espanholas e brasileiras. Palestrante e conferencista em escolas de gestão e eventos da APOGEP / IPMA e PMI. Tem atuado como consultor e/ou gestor de projetos-programas, em entidades públicas e privadas.

 

Fábio Cruz Macieira, APOGEP

Fábio Cruz Macieira é licenciado em Engenharia Civil , no Ramo de Gestão da Construção e obteve o grau de Mestre, no programa de Mestrado Integrado em Engenharia Civil, na área de Construções Civis, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Alcançou também o grau de Mestre em Economia e Administração de Empresas, aprofundando na sua dissertação os conhecimentos na área da Gestão de Projetos e Gestão Estratégica. 
É atualmente Engenheiro de Projeto na Rubis Energia Portugal, continuando o trajeto no setor gasista iniciado na EDP Gás GPL em 2015. 
É membro da Ordem dos Engenheiros e da atual Direção da APOGEP. Integrou anteriormente a IPMA Young Crew Portugal, tendo sido presidente desta organização. Foi distinguido pela International Project Management Association (IPMA) como Silver Winner, na categoria de Young Project Manager of the Year, em 2014. É detentor da Certificação IPMA APOGEP Level C – Certified Project Manager.

 

Tiago Ramalho, IPMA Young Crew Portugal (IYCP)

Tiago Ramalho é o atual Presidente da IPMA Young Crew Portugal e colabora com a IPMA Young Crew a nível internacional enquanto membro da equipa de Membership. Escreve ocasionalmente para o blog PM Column e outras publicações. Trabalha na Deloitte como PMO de um programa de transformação digital, depois de alguns anos de experiência na área financeira e na gestão de projetos de consultoria e formação. Tornou-se gestor de projeto por acidente, mas agora não quer outra coisa e procura todas as oportunidades para deixar o seu contributo na comunidade!

 

Joop Schefferlie, IPMA

Joop Schefferlie is Vice President Certification of IPMA International. Joop is managing director of the IPMA Certification Body of the Netherlands. He possesses more than 15 years’ experience in leading, building and changing of complex organizations with more than 800 employees based on a clear vision and objectives. Joop was board member and president for more than seven years for IPMA Netherlands till 2014.

Paulo Cancela, UNIPARTNER

Paulo Cancela nasceu no município de Cela-Cuanza Sul (Angola) em 1973. Licenciou-se em Engenharia Informática e de Computadores no Instituto Superior Técnico em 1999. Iniciou a sua atividade profissional em 1998 na multinacional Unisys, onde fez todo o seu trajeto na vertente de consultoria tecnológica e onde iniciou atividades de gestão de projetos e equipas. Em 2015, transitou para a Unipartner ficando como responsável pela área de serviços nas vertentes de gestão de projetos e arquitetura empresarial.

António Henriques, Grupo CH

CEO e fundador da CH Business Consulting, a consultora mais premiada em Portugal, com mais de 140 prémios e reconhecimentos nacionais e internacionais, várias vezes considerada a melhor empresa para trabalhar em Portugal.
Reconhecido como uma das personalidades mais influentes da gestão de pessoas em Portugal, lidera um ambicioso projeto de expansão internacional, operando já em mais de seis dezenas de geografias em quatro continentes, através de uma rede de consultores e firmas independentes associadas à marca CH | Global Network.
É um apaixonado confesso pelos processos de transformação digital nas organizações.

Margarida Gonçalves, CNC APOGEP

Margarida Gonçalves é Presidente da Comissão Nacional de Certificação da APOGEP (CNC APOGEP). Desde sempre aliou a gestão de projectos à qualidade, quer na execução de projetos quer na consultoria. Recentemente, certificou-se como Agile Coach. Ao longo dos anos, tem vindo a contribuir para os produtos IPMA, nomeadamente para o ICB (baseline da certificação 4LC), ICB4CCT (ICB para consultoria, coaching e formação e atualmente na divulgação do modelo PEB (Baseline de Excelência em Gestão de Projetos). Geriu inúmeros projetos de TI, tendo nos últimos anos focado a sua atuação na consultoria em gestão de projetos, bastante mais em clientes com gestão de tarefas em Agile que em modelos tradicionais.

 

Mary McKinlay

Mary McKinlay was  a Vice-President of IPMA and a Trustee and Board Member for the International Centre for Complex Project Management. She is an Honorary Fellow of IPMA and APM and also Fellow of ICCPM.
Following a degree in Systems Engineering, Mary’s career encompassed working on large multinational projects as well as internal IT projects.  She is a project management practitioner and, after over 30 years in aerospace and defence, working with GEC-Marconi and BAE Systems,  founded Mary McKinlay Projects Ltd in September 2005.
She has taught at a number of Universities and her industrial experience has been complemented by work on research programmes, involving collaboration internationally between industry and academics. She has produced many papers and is a frequent conference speaker worldwide

 

Tom Taylor, APM

Tom Taylor is known as: # a popular, confident and energetic speaker and broadcaster, # a prolific author and publisher on innovative business and original management issues, # an experienced and enthusiastic lecturer and course leader, # and an award-winning, highly-experienced manager of projects, advisor and consultant. He is principal of dashdot, a joint founder of Buro Four, a vice-President of Association for Project Management and an Honorary Member of APOGEP.

João de Almeida Pedro, Fundação Calouste Gulbenkian

Gestor Sénior de Projetos do Programa Gulbenkian Parcerias para o Desenvolvimento, desde 2013, nas áreas da Saúde e STEM (Science, Technology, Engineering e Mathematics) em países africanos de língua oficial portuguesa. Anteriormente foi profissional de farmácia em contexto hospitalar (1999-2003) e docente do ensino superior na área da Saúde (2003-2013), onde exerceu funções de vice-presidente na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (2011-2013). Teve ainda a oportunidade de trabalhar na área da cooperação para o desenvolvimento como assistência técnica em Timor-Leste e Angola (2009-2010).

 

Rui Cortes, Lean Health Portugal

Fundador da Lean Health Portugal. Desenvolve projectos de melhoria contínua em organizações de saúde, combatendo o desperdício e melhorando a experiência dos doentes

Pedro Engrácia, ONS APOGEP

Pedro Engrácia é o Presidente do ONS APOGEP – Organismo de Normalização Setorial em Gestão de Projetos, Programas e Portefólios, e anterior Presidente da CT175 – Comissão Técnica de Gestão de Projetos, Programas e Portefólios.
Atualmente, é o diretor de Planeamento Estratégico e Controlo de Gestão da eSPap, sendo também diretor do Serviço Partilhado de PMO.
Com cerca de 20 anos de experiência em gestão de projetos, é licenciado em informática, MBA em Gestão de Projetos e possui ainda especializações em Gestão de Projetos, Gestão Pública e Engenharia de Software.
Ocasionalmente, o Pedro escreve, palestra e dá aulas sobre o desafio da implementação da gestão de projetos.